sábado, setembro 17, 2005

Dr. Medicina (dissertação em 11 atos)

Atores:
Mortimer Só
Dr. Antonio
Dona Terezinha
Homens de macacão
------------------------------------------------------
I Ato

Pode sentar. O que o traz aqui, Sr...?
Só. Mortimer Só.
Certo. O que o traz aqui, Sr. Só?
O Sr. não lembra de mim?
Como?
O Sr. não lembra que estive aqui antes?
Ah, o Sr. já é meu paciente... Quando foi sua última vez? Vou pedir à minha secretária que traga sua ficha e...
Eu estive aqui ontem. O Sr. não lembra, Dr.?
Ontem? Olha, de fato, tive muitos pacientes ontem mas não lembro de ter atendido o Sr.
O Sr. não lembra, Dr.?
Bem, pode ser que eu tenha esquecido não é mesmo? Vou pedir à minha secretária que traga sua fi...
Desista.
Como?
Desista. O Sr. não lembra do ocorrido?
Não. Que ocorrido?
Pois bem, então eu vou aclarar sua memória... Dr.

(escurece o palco)

(reacende o palco. vê-se uma parede sendo empurrada para o centro do palco por homens de macacão, surge assim a divisão entre a sala do medico e a sala de visita. passasse um tempo sem falas onde o médico olha um canto de parede em sua sala enquanto na sala de visita, dona terezinha olha fixamente um canto de parede. os dois olham para a mesma direção: uma paisagem de praia entre os dois cenários. a paisagem fora posta por um dos homens de macacão que empurrava o cenário.)

Dona Terezinha. Venha aqui, por favor.
(olhando para a foto na parede)

Estou indo, Dr. Antonio.
(olhando para a foto na parede enquanto fala pelo interfone)

(dona terezinha se levanta e entra na sala. a outra sala se apaga.)

Sim Dr. Antonio?!
Dona Terezinha, o paciente que acabou de sair daqui...
O Sr. Só?
Sim... Ele me afirmou que esteve aqui ontem para que eu o atendesse e que eu o atendi. A Sra. lembra dele ter vindo aqui ontem, Dona Terezinha?
Não no meu turno, Sr.
Doutor... A Sra. não lembra se viu ou a Sra. não viu o Sr. Só aqui ontem neste escritório, Dona Terezinha?
Perdão, Dr. Não lembro de têr visto aquele Sr. neste escritório durante o meu turno, Dr.
Ok. Ok. Pode ir. Ahn... Dona Terezinha.
Sim?
Procure a ficha do Sr. Só, para mim.
Ahn Dr...
Hm?
A ficha. Está aí com o Sr., Dr Antonio.
Ahn?
O Sr. acabou de atendê-lo. A ficha está com o Sr., Dr. Antonio.
Oh sim. Está. É verdade. A ficha está comigo, Dona Terezinha. Obrigado. Pode ir...
Sim Sr.
Ah! Mais uma coisa...
Sim, Dr. Antonio.
Quem estava cumprindo o outro turno de ontem aqui neste escritório, Dona Terezinha?
O Sr. não lembra, Dr Antonio?
NÃO DONA TEREZINHA. Eu não lembro quem estava aqui no outro turno de ontem neste escritório. A sra poderia me fazer o favor de me lembrar, Dona Terezinha?
Ninguém... Ninguém além do Sr., Dr Antonio.
...
O Sr. não lembra de ter dito que atenderia os telefones enquanto eu ia me consultar com a Dra. Ana... Ontem... No outro escritório?
... Claro, claro... Obrigado... Dona Terezinha... Pode ir...

(médico sozinho na sala; olha para os retratos na parede; olha para o diploma)
Ontem.

(escurece o palco)

(sons de gemidos que viram gritos. gritos de prazer. o palco se reacende com luz mortiça até estabilizar numa luz vermelha. mortimer só fode com dona terezinha. dr antonio atende uma paciente sentado atras de sua mesa. enquanto sobre a mesma mesa a foda vai ficando boa. dr antonio se levanta para auscutar a paciente - que é um boneco - e fica falando coisas de médico até o climax do gozo dos dois lá em cima da mesa. dr antonio não pára de falar coisas de médico. depois do gozo, dr os dois corpos ficam um sobre o outro bem em cima da mesa. os dois vão se desencaixando lentamente com muitos gemidos. vão se levantando. vão se retirando da cena. volta a escuridão.)

Plano. Qual o seu plano? Qual-é-oseu-plano? BradescoSulamericaPetrobrasBanerjBanespaGoldenUnimedUnicred Qual é o seu plano? Qual é o seu plano?
Toma aqui. Esse serve? Esse aqui.
Isso não é plano, amigo. Isso é uma carteira de identidade.
Pois é Pois é Esse é meu plano esse é que é meu plano.
Não. Isso não é plano. Isso não vale nada meu amigo. Isso é uma identidade.
Vale sim. Pelamor vale sim. Olha. Sou eu sou eu eu sou esse aí.
Não. Não e não.
O que é que está acontecendo aqui? Que zona é essa?
Esse sr.
Só. Meu nome é Só.
Ele quer ser atendido. Mas ele não tem plano.
Ué então pague ora. 300 reais 300 reais amigo. Vai passando aí 300 reais a consulta.
Mas eu não tenho isso. Eu não tenho. Eu só tenho doença. Eu só tenho minha doença.
Então vai trocar por dinheiro, porra.
(o medico tira uma arma e aponta para Só. gritaria e confusão. de repente a cena congela. pessoas vestidas d macacão empurram um sofah para o meio do palco. retiram as paredes do lugar. os personagens ficam congelados. mortimer só sai do congelamento e anda ateh o meio do palco onde está o sofá. em cima do sofa várias caixas de remédio com tarja preta. ele olha e tira uma caixa, pega, examina, abre a caixa, tira a bula e lê em voz alta.)

leitura da bula ateh as contraindições.

Se eu tomar isso eu morro. Mas mas se eu não tomar isso... eu morro.

Nenhum comentário: